Com a instalação de 16 novas câmeras de videomonitoramento, Restinga Sêca passará a contar com 48 equipamentos em vários pontos do município. A ampliação do sistema de vigilância eletrônica foi possível graças a uma parceria envolvendo poder público, empresas, entidades e comunidade. Em maio, a prefeitura repassou R$ 72 mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), R$ 21 mil a mais que o valor repassado no ano passado.
PONTOS DE MONITORAMENTO
- Avenida Alberto Pasqualini
- Avenida Júlio de Castilhos/Rua Edmundo Bischoff
- Avenida Júlio de Castilhos/Rua Ricardo Müller
- Avenida Júlio de Castilhos/Rua Coronel Aparício Borges
- Avenida Júlio de Castilhos/Rua Paulo Magoga
- ERS-149 entrada Norte
- ERS-149 entrada Sul
- Rua Emílio Naghel/Rua Nossa Senhora do Calvário
- Centro Comunitário São Luiz
- Rua Ernesto Friedrich/Rua Isaltino de Oliveira
- Centro de Eventos Municipal
- Rua Olavo Beladona Sobrinho/Rua Lindolfo Streck
- Pedregulho
- Colônia Borges
- Bar Estação
- Lotérica/Caixa
- Hospital/Prefeitura
- Vila Felin
- Escola 3 de Outubro
O recurso, segundo a administração municipal, deverá ser aplicado exclusivamente nas despesas definidas no plano de trabalho apresentado pelo Consepro, que é a entidade responsável pelas câmeras de videomonitoramento.
Conforme divulgado pela prefeitura, 19 pontos do município recebem cobertura de equipamentos que captam imagens (veja abaixo).
Segundo o secretário-geral do Consepro, Dalvane Pohlmann, as novas câmeras estão em fase de instalação. Nas entradas da cidade, por exemplo, equipamentos de alta definição passarão a fazer a vigilância. A zona rural de Restinga também deverá contar com a tecnologia.
PARAÍSO DO SUL
Já em Paraíso do Sul, o Conselho de Pró-Segurança Pública e a Comissão de Avaliação do Sistema de Videomonitoramento promoverão uma audiência pública no dia 16 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores, para tratar da implantação de câmeras de vigilância no município A decisão de ouvir a população foi tomada em reunião realizada na segunda-feira, quando o prefeito Artur Ludwig (PDT) recebeu os integrantes do Consepro e da comissão e o comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar (35º BPM), major Jaime Soligo.
PMs em formação impedem assalto no Centro de Santa Maria
Na reunião, a comissão apresentou o projeto com os pontos que receberão 21 câmeras de vigilância. A proposta prevê monitoramento das principais ruas do centro, em escolas e nas saídas da cidade para o interior.
O prefeito confirmou que, a partir da instalação, a administração municipal será responsável pela manutenção dos 21 equipamentos.
A prefeitura de Paraíso do Sul também vai firmar convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, para implantar o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), o que possibilitará que as imagens sejam monitoradas pela Brigada Militar (BM).
Na audiência pública, serão apresentados à população o projeto de instalação dos equipamentos e a campanha para arrecadar recursos.
*Com informações das prefeituras